A importância da alimentação saudável na melhor idade

melhor idade

A importância de se alimentar de modo saudável na melhor idade

A alimentação saudável é fundamental, não apenas na melhor idade.

Mas como hoje o tema do post é a alimentação saudável na melhor idade, vou abordar somente este assunto.

Caso você queira ter uma noção geral de alimentação saudável, leia este artigo.

Algumas dificuldades na melhor idade

É de essencial importância a alimentação saudável na melhor idade.

Alguns idosos possuem certas limitações que podem o influenciar para uma deseducação alimentar.

Devido a fatores inerentes ao envelhecimento, como a diminuição do olfato, do paladar, a ausência de dentes e as dificuldades que encontram no preparo de alimentos, podem contribuir para uma má alimentação.

Alimentação saudável na melhor idade

Devido ao processo de envelhecimento que vem acompanhado de diversas mudanças hormonais, fisiológicas e metabólicas que influenciam o apetite, a aceitação para alguns alimentos, assim como a capacidade de absorção de nutrientes, muda.

Além disso, um grande número de pessoas chegam à melhor idade com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes por exemplo, cujo tratamento demanda ajustes na dieta.

De maneira generalizada, o padrão alimentar a ser seguido pela melhor idade, é igual ao dos indivíduos mais jovens.

Necessitando apenas de compensar algumas carências nutricionais que podem aparecer conforme a idade avança. Como o consumo de cálcio e a vitamina D, que são importantes para evitar o desgaste ósseo. 

Como se alimentar bem na melhor idade

É fundamental ao chegar na melhor idade, evitar gorduras e sódio, devido ao aumento no risco de doenças cardiovasculares, pressão alta, entre outras.

É muito importante comer bastante frutas, legumes e verduras que são ricos em fibras e vitaminas.

Ingerir bastante líquidos é indispensável para o bom funcionamento do organismo e o equilíbrio do seu corpo.

Que mantém o balanço entre o que é ingerido e excretado, como na urina e transpiração.

Na melhor idade a pessoa não deve esperar ter sede para beber água, devido com o envelhecimento, o reflexo da sede fica diminuído, beber líquidos de vinte em vinte minutos é essencial.

O que não pode faltar na melhor idade

Cálcio 

Este mineral é essencial para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose, doença que afeta principalmente as mulheres a partir dos 50 anos de idade. Devido ocorrer uma queda brusca do estrógeno, o hormônio que é considerado o protetor dos ossos.

Fibras

O intestino na melhor idade costuma ser mais lento, então é muito importante garantir as fontes de fibras na rotina de alimentação. Ingerindo mais fibras você estimula o funcionamento e evita a constipação. Uma dieta rica em fibras também funciona para prevenção e controle de doenças cardiovasculares e diabetes.

Proteínas

Elas são responsáveis pela construção dos músculos corporais. A perda de massa muscular é inevitável com o envelhecimento, aumentando o risco de quedas e fraturas. Carnes vermelhas, frango e peixe, além de leguminosas e laticínios são as principais fontes de proteína a serem incluídas nesta dieta de proteína.

Água 

Os líquidos são fundamentais para fazer com que o intestino funcione bem, manter a boca úmida e o corpo hidratado, em suma é importante para o funcionamento geral do seu organismo.

Sal e açúcar 

É indispensável controlar o consumo desses ingredientes, ainda mais se a pessoa apresentar problemas como pressão alta e diabetes. Uma alternativa a ser usada é a de ervas e temperos naturais para realçar o sabor dos alimentos.

Mas agora só noutra semana, que agora eu vou, até outro artigo…

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