Você conhece os testes para COVID-19?

testes COVID-19

Já conhece os testes para COVID-19?

A pandemia ainda está presente em nosso cenário cotidiano. Existem muitas informações sobre os novos testes para o COVID-19, mas qual realmente deles são confiáveis? Quais são realmente eficazes? Qual a necessidade de realizá-los e onde encontrar?

Tudo isso você vai ler aqui, de uma forma direta e descomplicada, para você ao terminar este artigo obter todas as informações necessárias sobre os novos testes da COVID-19.

O que são os testes para COVID-19

Agora introduzo este tópico com um spoiler, se prepare para um conteúdo mais técnico. Mas vamos aos significados dos testes de COVID-19… 

Eles são produtos para o diagnóstico de uso in vitro, e podem identificar anticorpos, detectando uma resposta do organismo de contato recente com o vírus, o IgM, ou de forma prévia, o IgG.

Também identificam o material genético, o RNA do vírus, de nomenclatura RT-PCR, que pode ser colhido em partes (antígenos).

IgM/IgG

Este termo conhecido atualmente, vendo sendo usado para designar os testes de imunocromatográfia (uma alternativa aos métodos tradicionais).

Especificamente se tratando dos testes do COVID-19, são dispositivos que não necessitam de outros equipamentos de apoio como os usados em laboratório, e que conseguem resultados rápidos, porém, sem função diagnóstica.

Tendo relevância para saber se já obteve o vírus e na utilização no mapeamento do status imunológico de uma população. Para contribuir de forma positiva no relaxamento das medidas restritivas, ou seja, o retorno das atividades.

Sendo recomendado para casos que apresentem ou tenham tido os sintomas do vírus.

RT-PCR

O significado da sigla RT-PCR é Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction, que podemos traduzir por Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa.

Um teste  realizado para verificar se existe a presença do material genético do vírus.

Confirmado como positivo para COVID-19, os testes RT-PCR são realizados novamente junto ao de antígenos em outro padrão mais avançado, com função diagnóstica, sendo este, o definitivo segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Estes testes devem ser realizados quando houver sintomatologia compatível ou houver necessidade de confirmação da infecção por COVID-19.

Caso Positivo X Negativo

No caso de testar positivo para COVID-19 no teste IgM/IgG, você deve saber que o teste não tem função diagnóstica, você não tem COVID-19.

Este teste indica que você apenas teve contato recente com o vírus, o IgM, e se você já teve o vírus e está convalescendo ou já está recuperado, o IgG, que indicam a presença de anticorpos de defesa em seu organismo.

Já caso ateste para o negativo, o resultado segue da mesma forma, você não está diagnosticado com COVID-19.

O teste negativo indica que você não obtêm anticorpos de defesa para o vírus.

O único teste que diagnostica o vírus, é o de RT-PCR padrão ouro e de antígenos, sendo o RTPCR o teste definitivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Como os testes são feitos?

Os testes são realizados a partir de uma coleta de uma amostra do paciente, sendo elas secreções nasais, da sua garganta ou do seu sangue.

Os testes de IgM/IgG geralmente se utiliza o sangue, o soro ou o plasma e não demoram muito para terem o resultado, por volta de uma hora mais ou menos.

Já os testes RT-PCR e de antígenos, geralmente utilizam secreções respiratórias, que são coletadas por meio de swabs, hastes flexíveis de orofaringe, a garganta, ou nasofaringe, o nariz.

Onde encontrar?

Os testes para detectar a COVID-19 estão na ISA LAB. Testes de PCR, Antígeno, IgM/IgG, e IgG estão disponíveis em nossos site para você realizar.

Compre através de qualquer dispositivo conectado a internet.

Espero que tenha sido informativo e você tenha gostado, nos vemos em outro artigo

Artigo baseado no Testes para COVID-19: perguntas e respostas – Anvisa.

0